Com muita música, dança e estandes de diversos serviços de saúde, a ação “Movimente-se! Por um envelhecimento saudável e para prevenir o Diabetes e outras doenças crônicas” reuniu o público na Praça Saldanha Marinho nesta quinta-feira (27).
A programação do evento, que é alusivo ao Dia Mundial da Pessoa Idosa e do Diabetes – celebrados em 1ª de outubro e 14 de novembro – segue até às 18h e é uma realização da Secretaria de Saúde, por meio das Políticas de Doenças Crônicas não Transmissíveis, da Saúde da Pessoa Idosa, de Alimentação e Nutrição, da Rede de Urgência e Emergência (RUE), em parceira com SESC, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).
Abertura
O evento iniciou, por volta das 9h, com uma caminhada realizada por integrantes da Maturidade Ativa do SESC (Serviço Social do Comércio) RS, de grupos de saúde das Unidades da Atenção Primária à Saúde e da rede privada. A aposentada Mariana Celsa dos Santos (foto abaixo), 74 anos, participa há mais de 10 anos do grupo de atividades físicas Ânimo de Viver, do Bairro Nova Santa Marta. Ao chegar à Praça, ela e os demais participantes encontraram um ambiente movido pela música e pela dança.
– Eu acho que essas atividades promovem a vida e a saúde. Antigamente, as pessoas com 50 anos já estavam fadadas a morte. Hoje em dia, eu com 74 anos, apesar de estar enfrentando uma doença, me sinto muito bem, porque participo do grupo e me divirto – comenta Mariana.
Além das orientações passadas por profissionais de saúde da Atenção Primária, da Atenção Especializada e do Ambulatório do Idoso e das Doenças Crônicas, localizado no Hospital Regional de Santa Maria, o público pode realizar avaliação do índice de massa corporal; testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C; Práticas Integrativas e Complementares (Reiki e Auriculoterapia), entre outras atividades físicas e artísticas.
Nova lei
Na manhã desta quinta-feira, foi sancionada a Lei 6686/2022, que prevê a criação do programa Cidade do Idoso. O projeto, que foi criado pelo vereador Manoel Badke (União Brasil), busca promover a melhoria de qualidade de vida da população acima de 60 anos, proporcionando condições para um envelhecimento saudável e longevidade. Durante a abertura do evento, a nova lei foi apresentda aos presentes pelo vereador e o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB).
– Com essa lei, poderemos fazer vários projetos. Hoje, para mim, é um dia ímpar – disse Badke em discurso.
Conforme Pozzobom, as Secretaria de Saúde e de Assistência Social devem ser as maiores envolvidas em ações referentes a esta lei.
– Em Santa Maria, temos mais de 50 mil pessoas com 60 anos. Temos este dado por causa da vacina – destaca o prefeito ao comentar que este público também é o mais ativo entre as imunizações.
Diabetes
Atualmente, são atendidas 13.414 pessoas diagnosticadas com diabetes em Santa Maria. Este quantitativo corresponde a 9,68 % de um total de 138.446 indivíduos cadastrados até agosto deste ano no município. Estes usuários são acompanhados pela Atenção Primária à Saúde nas unidades de saúde. Caso de alto e muito alto risco, eles são encaminhados ao Ambulatório Especializado em Hipertensão e Diabetes do Hospital Regional, para receber assiste^ncia de uma equipe multidisciplinar.
Arianne Lima – [email protected]
Leia todas as notícias